Pilates

Pilates

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

DA INCOMPETÊNCIA A COMPETÊNCIA


Atualmente, as pessoas vem procurando e desfrutando do Método Pilates graças a uma crescente preocupação de se aperfeiçoar o corpo de uma maneira mais segura e sofisticada. O Pilates tornou-se uma grande solução para atender a necessidade de se ter um corpo mais harmônico, no qual estética, força, flexibilidade, coordenação motora, equilíbrio, capacidade respiratória, postura e saúde da coluna, dentre outros aspectos, caminham em igual proporção de importância.
O Pilates é um método de ginástica inteligente e de condicionamento funcional capaz de realizar transformações no corpo que não se ver em outros métodos ginásticos com tanta qualidade e rapidez. Seu objetivo é realizar condicionamento funcional, aliando corpo e mente, vendo o homem como um ser integral, acabando com a distinção entre corpo e mente, e sem limitar um exercício a um músculo individualmente. No Pilates sempre pensamos em um trabalho de corpo geral, no qual para fazer um exercício qualquer todo o corpo esteja atento e participativo.
Assim temos ganhos gerais mais equilibrados e aprendemos a usar nosso corpo de uma maneira mais completa para realizar qualquer tarefa que lhe seja solicitado, seja nas aulas seja no cotidiano.
Condicionamento funcional significa buscar desenvolver o corpo com um perfeito equilíbrio entre suas
qualidades: força, flexibilidade, equilíbrio, coordenação motora, capacidade respiratória, resistência, respiração,
dentre outras. Desenvolvemos uma organização corporal que possibilita o individuo realizar movimentos e principalmente suas atividades cotidianas com o máximo de resultados e o mínimo de esforço. É com essa visão de ser humano integral que vemos as qualidades motora, cognitiva e afetiva como um individuo só. Consideramos osexercícios inteligentes não só em relação à proposta e resultado, mas também quanto à participação do indivíduo. Há uma constante solicitação de compreensão racional do movimento, do que músculo deve executar, qual o ângulo seguro para as articulações, para com isso enviarmos a informação correta para o músculo. Envio de informaçãoeste que visamos ser rápido e eficiente, desenvolvendo a capacidade de ter respostas rápidas a estímulos externos.
Como no caso de uma queda a pessoa ter capacidade de controlar seu corpo rapidamente, diminuindo consideravelmente lesões.
Temos quatros grandes etapas a passar para alcançar este corpo harmônico: I Incompetência – inconsciente; II Incompetência – consciente; III Competência – consciente; e IV Competência – inconsciente. Refirome a competência e incompetência a capacidade de executar determinadas ações corporais. Como, por exemplo, estabilizar a escapula ao movimentar os braços, mantendo o ombro no lugar e o pescoço logo e relaxado.
Determinados alunos apresentam uma grande facilidade de controlar e entender seu corpo, outros não. Na maioria das vezes isso é um reflexo dos estímulos que a inteligência corporal daquela pessoa sofreu.
Ao iniciar as aulas muitas descobertas acontecem. É o início da fase na qual temos consciência de nossa incapacidade de realizar determinado movimento. Em média, a transição entre a I e a II seria curta. Apesar de muitas vezes acontecer de se levar meses para perceber que o punho, por exemplo está sendo mais utilizado.
Com os resultado vamos começando a ter competência para realizar este novo formato de movimento.
Agora com total estado de consciência, muita concentração e solicitação. Um exemplo bem comum é de que com a pratica começamos a fazer o movimento mantendo a solicitação toda focada no centro de força. Como prêmio, na 4ª
etapa chegamos ao momento de apenas usufruir do corpo e continuarmos a obter benefícios como bem estar, desetresse, emagrecimento, e muitos outros.
Chega-se, enfim, a um ponto de qualidade do corpo, na qual todas as solicitações necessárias para um perfeito exercício não precisam ser lembradas racionalmente. Elas estarão presentes e serão a verdade de seu corpo. Sendo assim, você estará em pilates dirigindo, cozinhando, namorando, palestrando, correndo, dançando...
AUTOR: FRED JOCA / FORTALEZA CEARÁ / STUDIO PILATES VIVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário